Oi amores!!
Finalmente estou voltando com a coluna de curiosidades, e já que estou lendo "Carrie, A Estranha" do Stephen King, resolvi fuçar um pouco mais sobre a vida desse escritor que é tão excêntrico e um pouco doido.
Nascido em Portland, Mine, EUA, em 21 de setembro de 1947, hoje com 68 anos, Stephen Edwin King é um dos escritores mais notáveis quando se fala de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Em suas narrativas ele consegue ser ao mesmo tempo irônico, direto, detalhista, desumano, frio, cordial e até caloroso. Ele consegue, com generalidade, criar em cada livro um mundo diferente e personagens realmente únicos.
*Ele é triscaidecafóbico (what?), esse nome grande e feio refere-se a pessoas que possuem fobia ao numero treze, e o mestre do terror tem pavor desse numero, inclusive já falou sobre isso em várias entrevistas, como no trecho a seguir:
"O número treze nunca falha em apontar um dedo para cima e para baixo na minha espinha. Quando estou escrevendo, nunca paro de trabalhar se o número da página é treze ou múltiplo de treze, continuarei escrevendo até chegar a um número seguro. (...) Sempre conto os dois últimos degraus da minha escada como um, tornando os um, passando de 13 a 12. (...)Quando estou lendo, não paro nas páginas 94, 193 ou 382, uma vez que as somas resultam em 13."
*No ano de 1999 enquanto praticava caminhada nos arredores de sua casa de veraneio, ele foi atropelado por um motorista um tanto destraido. King sofreu várias lesões, entre elas traumatismo craniano, fraturas múltiplas na perna direita e perfurações em um dos pulmões. realizou três cirurgias. Mas em poucos meses já havia se recuperado.
*"A Torre Negra" é o projeto mais ambicioso e também o favorito do autor, é uma serie de sete livros, contém muito pouco do tão consagrado terror do autor, de tanto que é tido como um romance fantástico. Ele utilizou de inúmeras inspirações literárias para criar essa obra, e o próprio King a define como "uma mistura de 'O Senhor dos Anéis' com Spaghetti Western", além de serem legitimamente inspirados no poema épico "Childe Roland à Torre Negra chegou!", de Robert Browning.
Resumindo: o livro é baseado no poema, o estilo de narração é o mesmo utilizado por Tolkien em "O Senhor dos Anéis" e se passa no velho-oeste. Sim, é muito confuso, eu ainda não li, mas dizem que essa mistura ficou perfeita.
Resumindo: o livro é baseado no poema, o estilo de narração é o mesmo utilizado por Tolkien em "O Senhor dos Anéis" e se passa no velho-oeste. Sim, é muito confuso, eu ainda não li, mas dizem que essa mistura ficou perfeita.
*E suas inspirações não são apenas literárias. Ele se baseou em ninguém menos que Ronald McDonald (eu já tinha medo dele antes de saber isso, agora mesmo...) para criar Pennywise, o palhaço assassino de "It" ("A Coisa"). Graças a mente de King, o garoto propaganda da rede de fast-food virou o macabro palhaço, que seduz e ataca crianças.
E ele afirmou em entrevista para a BBC, que o personagem Jack Torrance, o pai do menino Danny de "O Iluminado", foi seu personagem mais autobiográfico. Enquanto escrevia o livro, ele enfrentava o alcoolismo, assim como seu personagem, na visão dele Jack era "como um personagem heroico lutando contra seus demônios de maneira forte como homens americanos devem fazer”.
*King sofreu muito com alcoolismo. Ele assumiu abertamente que era alcoólatra e lutava para se livrar do álcool. Inclusive em uma entrevista ele disse não se lembrar de algumas de suas obras, como The "The "Os Estranhos" e "Cujo" ("Cão Raivoso"), que foram escritas no período em que enfrentava a doença.
*Estudou Inglês na Universidade de Maine, foi um estudante muito ativo, colaborou em questões políticas, foi membro do Student Senate e tinha uma coluna semanal para o jornal escolar. Em 1970 se formou e obteve qualificação para lecionar. Conheceu Tabitha Spruce ainda na universidade e casou com ela em 1971.
* "Carrie, a estranha", seu primeiro romance, ia para o lixo, já que ele a considerou fraca demais. Mas sua esposa, a romancista Thabita Spruce, a encontrou e, confiante no talento do marido, convenceu-o a terminar a obra para que pudesse ser publicada, na época a família passava por uma delicada situação financeira e a publicação do livro poderia ser uma solução. Até hoje, "Carrie" gera muitos lucros para King.
*Para terem noção, quatro filmes lançados foram baseados na obra, três intitulados como a obra original e um deles teve uma sequencia. "Carrie, a estranha" virou até um musical na broadway.
*Hoje o autor possui mais de 70 livros publicados, são eles de ficção, não-ficção e contos. Suas obras já foram adaptadas mais 80 vezes, entre cinema, séries de televisão e um musical.
*King tem diversos trabalhos que nunca foram publicados por não atenderem às necessidades do mercado editorial da época, outras porque o próprio King preferiu manter no anonimato, tem algumas que ele não considera bons o suficiente, sem falar dos trabalhos que ele perdeu.
Fontes:Info Escola
Literatortura
StephenKing.com.br
Wikipédia
Espero que tenham gostado!!
Beijos,
Juh Bernardo