Resenha: Jardim de Inverno


Sinopse:"Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são."

No início o livro é bem parado, mas não desistam da leitura, ela realmente vale apena. Para mim, foi uma das melhores leituras do ano.

O livro é narrado com o ponto de vista das irmãs Nina e Meredith.
Nina é uma famosa e premiada fotojornalista, seu foco são cenas de guerras e desgraças, ela nunca está em casa, na verdade ela nunca tem lugar fixo. Já Meredith é a mais velha das duas tem uma vida mais estável, duas filhas já adultas, vive para o trabalho e seu casamento vai de mal a pior.

"... quando somos mães, nós... suportamos o que for preciso por nossas crianças. Você vai protegê-las. Isso vai doer em você; isso vai doer nelas. Seu trabalho é esconder que seu coração está se partindo e fazer o que elas precisam que você faça."

Quando crianças elas tentavam fazer de tudo para agradar a mãe, Anya, que sempre as desprezou, coisa que elas nunca entenderam, já que, a mãe sempre tratou o esposo com muito carinho e amor. O único momento que ela passava com as filhas, era a noite, momentos antes de as garotas dormirem, ela, entrava no quarto delas, apagava as luzes e contava uma história de conto de fadas. O interessante é que ela contava sempre a mesma história, mas nunca chegava ao final.

"Você nos ouviu rindo? Nós nunca tínhamos feito isso antes, não as três, nunca juntas. Nós rimos para você, Papai..."

Conforme foram se tornando mulheres, elas deixaram a mãe de lado, e desistiram de agradá-la, até o dia em que o pai delas, antes de falecer, fez elas prometerem que escutariam o conto de fadas até o final. E é aí que as três, passando por muitas aflições e intrigas, se aproximam. Depois de muitas tentativas em fugir do assunto, Anya, finalmente começa a contar a história e ela faz revelações surpreendentes sobre seu passado.

"- Eu não sei o que vai acontecer - Meredith disse por fim. - Acho que talvez o amor possa simplesmente... dissolver.
- Não, não pode - a mãe disse.
- Então, como...
- Você aguenta - a mãe disse. - Até suas mãos estarem sangrando, e mesmo assim você não larga."


Jardim de Inverno, passa uma mensagem emocionante, quem gosta de ler histórias comoventes sobre a segunda guerra vai adorar esse livro. E ele possui um final admirável.




8 Gostou? Comente!:

  1. Eu sou maluca pelos livros dessa autora!
    Li um deles uns anos atrás que me deixou vidrada na narrativa dela.
    Ainda não li esse, mas adoro a premissa dele! Deixa chegar uma oportunidade que lerei.
    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Juh, aiiiin, quero muito esse livro parece ser maravilhoso, beijos linda
    www.moradadolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Juh ainda não li nada da autora mas só vejo elogios! Quem sabe não esta ai uma boa oportunidade de conhece-la né?

    Ahh adorei os quotes!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Oi Juh!
    Só conhecia o livro pela capa, que por sinal é linda.
    Ele parece ser muito bom, vou adiciona-lo á minha lista, assim que tiver oportunidade compro.
    Adorei a resenha, beijos ^^
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser muito bom,adorei a resenha >u<
    http://thewinnterwinds.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Juh!
    O livro parece realmente trazer uma mensagem incrível, falando talvez desde as escolhas que nós tomamos para nossa vida até os nossos relacionamentos familiares... Enfim, uma história de amor, amor de verdade..
    Ótima resenha, fiquei muito curioso no livro!

    Abraços,
    Diego,

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Nossa todo mundo fala tão bem desse livro! Eu quero! rs
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  8. Eu quase compre esse livro mês passado, mais escolhi outro. Mesmo assim ainda quero ler ele, pela sua resenha a história parece ser bem bonita, achei a capa bonita.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!!
Não esqueça de curtir a página do blog no face...
https://www.facebook.com/umminutoumlivroblog

 

© Template elaborado por Cantinho do Blog. Clique aqui e Encomende o seu! - 2015. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré