Resenha - Sob a redoma



Esse foi o livro que mais tive dificuldade de resenhar. Eu não sabia o que falar. Primeiro por ser um livro muito extenso (apenas 960 páginas) e isso tornou a leitura um pouco demorada e cansativa e as minhas resenhas (sim! acho que resenhei umas 3 ou 4 vezes) também acabaram ficando extensas e cheias de spoilers. Segundo por ser um livro com um tema totalmente novo para mim. Terceiro, em alguns momentos enquanto eu lia pensava “uau esse livro muito louco, é genial” em outros me batia uma revolta e eu pensava “esse livro é muito tosco, é estúpido!”.
Então como falar sobre um livro que você acha ótimo mas estranho ao mesmo tempo? Não é muito fácil, mas eu tinha que passar a minha experiência com esse livro para vocês.

Vamos começar com o enredo do livro: imagine você num lindo dia de sol caminhando pela sua cidade, quando de repente, você bate em uma parede de vidro, e então descobre que sua cidade está dentro de uma redoma que surgiu do nada!
Louco? Quase nada né! Para ter uma ideia dessas só pode ser uma mente doida como a do Stephen King. Hahah

"Os olhos estavam arregalados, mas não havia pânico neles, só perplexidade. Não houve tempo para pânico."

King consegue nos transportar para um mundo que com certeza não poderíamos imaginar sozinhos. "Sob a redoma” tem seus altos e baixos. Temos respostas para perguntas que que muita gente faz. “E se acabasse a energia?” “O que faríamos se acabasse a comida e não tivéssemos acesso a mais?” “Como seria caso o dinheiro não valesse nada?” “E se um político corrupto e sem escrúpulos decidisse que manda na cidade e ninguém pudesse intervir?” e “Se não tivessem mais leis?”.
Nesse livro temos essas respostas e muitas outras. Stephen King revela o lado mais cruel do ser humano e mostra que, mesmo aquele seu vizinho simpático que sempre te cumprimenta, pode se tornar um frio assassino em uma situação extrema. Temos assassinatos, corrupção, estupro, abuso de autoridade... Mas o livro também mostra como as pessoas são capazes de se unir, e até se sacrificar, para conseguirem o que querem ou salvar outras pessoas. Aqui encontramos os dois extremos da humanidade vivendo em uma pequena cidade e isso me deixou impressionada.

"Quando as pessoas estão sozinhas elas fazem coisas que irão se arrepender depois."

O livro foi bem escrito e o autor fez uma nota em que disse que foram realizadas muitas pesquisas sobre sobrevivência, e suas teorias (algumas até ridículas) são realmente válidas.
O que não gosto muito do King são o excesso de palavras “sujas” que ele utiliza e as vezes as “piras” dele são difíceis de acompanhar. Alguns personagens são cruéis de uma forma imaginável. Gostaria de saber como King tem tanta facilidade em criar um psicopata. (Talvez ele seja um também)

"Mas talvez o levasse a refletir (pois, a seu modo, ele era um homem reflexivo) sobre a semelhança entre assassinato e Elma Chips: é impossível parar num só."

É difícil falar dos personagens pois são muitos, e a maioria deles possui seus capítulos.
O livro é bom sim! E vale apena ser lido, tem uma ideia totalmente nova e diferente. Mas você deve ter paciência e não desistir quando algum personagem te irritar ao extremo... rsrsr

Para quem quer conhecer um pouco mais, essa é sinopse do livro:
"Em um dia normal de outono, na cidade de Chester Mill, Maine, a cidade é inexplicável e repentinamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões colidem e caem do céu em chamas, a mão de um jardineiro é cortada na "cúpula", as pessoas são separadas de suas famílias e os carros explodem com o impacto. Ninguém pode imaginar o que essa barreira é, de onde veio, e quando — ou se — ela irá embora.
Dale Barbara, veterano no Iraque e agora um cozinheiro de pequenas-ordens, encontra-se unido com alguns cidadãos intrépidos — a dona de um jornal local Julia Shumway, assistente de um médico no hospital, uma seleta mulher e três filhos corajosos. Contra eles está Big Jim Rennie, um político que não vai parar por nada — nem assassinatos — de segurar as rédeas do poder, e seu filho, que está mantendo um segredo horrível em uma despensa escura. Mas o seu principal adversário é a própria cúpula. Porque o tempo não é apenas curto. Ele está se esgotando."
 




22 Gostou? Comente!:

  1. Não conhecia esse livro
    Ah, eu não sei lidar com personagens que irritam aheuhau
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou louca para ver a série de tv desse livro hahaha Agora vou ver se leio o bendito também, pena que ele tá sempre salgadaço nas livrarias =[
    Ótima resenha!
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo! ;)
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, Stephen!! Estou querendo muito ler qualquer livro dele, mas especialmente esse. Gosto da história e me interessei pela sinopse. A sua resenha é muito boa, acho que vou ter as mesmas reações se eu ler ele, rs.

    ResponderExcluir
  4. Oii!!!

    Não conhecia esse livro, mas parece ter uma temática bem interessante. Não faz muito o meu gênero favorito, mas conta com muita ação;

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  5. Oooi Ju!

    Quero muito ler esse livro, mas o tamanho dá aquela assustada.
    Eu assisto a série e fiquei bastante curiosa com relação a como o Stephen King deve conduzir a história no livro.

    Beiijoos
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
  6. Oooi!!

    Nossa esse livro te despertou muitos sentimentos HSUAHUSHAUHu
    Olha, eu não costumo ler nada nesse estilo literario, nem li nada do autor, achei genial o enredo e imagino sua dificuldade na hora de resenhar. O que eu não curto é justamente isso que o livro traz de personagens muito irritantes sabe?
    Hoje, eu tô numa fase mais livros diretos sabe? Quem sabe mais para frente

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Juh, eu gostei muito da resenha, foi clara e divertida!
    Esse livro deve ser muito louco msm! Kkk
    Eu nunca li nd do King, mas gostei da história desse livro... O que mata são as páginas né? Haha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu já vi várias resenhas a respeito desse livro e tenho muita vontade de ler, parece ser muito interessante, e eu tenho um fraco por livros grandes kkkkAliás, tem até uma série desse livro, né?
    Amei a resenha.

    Beijoos
    http://www.perigosasgarotas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Juh,
    Esse foi o primeiro livro do King que li e virei fã.
    O que o autor sabe fazer mto bem é utilizar o sobrenatural com um recurso para despertar o pior no ser humano.
    Até hj não encontrei personagem mais detestável que o Big Jim.
    Embora seja um livro extenso, eu mergulhei completamente na leitura.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Juh!
    Menina do céu, que livro enorme! Eu já tinha ouvido falar dele, mas nunca imaginei que era tão grande. Sinceramente, acho que eu não leria o livro só por causa do tamanho. Eu tenho um negócio com livros grandes demais, eles não são pra mim. Eu fico irritada porque há enrolação demais e o negócio demora pra acontecer. Mas bom, mesmo assim, tenho que admitir que tem uma história realmente interessante.

    Beijos,
    http://lendouniversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, parece ser bem doido esse livro neah, rs.
    Fiquei interessada, mas como ele é grande sei que vou demorar um tempão pra acabar porque sou super lenta pra ler, rs.
    Adorei a resenha.
    Beijos ♥
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  12. Não me importo muito com o excesso de nomes sujos, por isso, tenho certeza de que vou acabar gostando dos livros do autor, que por sinal, ainda não li nenhum, uma vergonha... eu sei. Tenho muita vontade de começar com Sob a Redoma porque a curiosidade vem desde seu lançamento até quando a série foi lançada e deixei de assistir pra não ser inundada por spoilers.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não curto muito esse tipo de livro, mas gostei da sua resenha. 900 PÁGINAS cara? HAHAHAH é página demais <3


    Beeijos ^^
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju,
    Imagino a crueldade que rolou durante a leitura, eu acompanho a série e acho alguns personagens bem cruéis, em vista da situação que a população é exposta. O individualismo reina pra alguns.
    Super quero ler o livro!

    bjs e tenha uma maravilhosa terça =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  15. Oi Juh!
    Adorei a resenha, super entendi como deve ser difícil não contar spoilers e desenvolver uma resenha de 960 páginas.
    Ando evitando livros longos assim por falta de tempo, mas já pensei em conferir a série de TV. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Juh! :) sabe o livro que você pensa em comprar ai desiste ai pensa em comprar de novo e termina nessa indecisão? rss é esse... mas ainda vou criar coragem e lê-lo! bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é da minha mãe mas eu já falei para ela que quero emprestado para ler!!!
    bJS
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oii Juh, tudo bem??? Do autor eu só li Celular e abandonei a leitura. não aguentava mais "A mulher do terninho" e a "mulher do encaracolado" . Pelo que você disse, acho que esse é um problema dele né? repetições de palavras. E isso me irrita :P
    Mas quero muito ler Misery dele, que acho a proposta fabulosa :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ainda não assisti a série porque quero ler o livro primeiro! haha
    Estou seguindo o blog e curti a fanpage :)
    ~
    http://acervocompartilhado.blogspot.com.br/2015/03/sementes-no-gelo-de-andre-vianco.html

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Tenho curiosidade em ler algo do Stephen King, mas não acho que começaria por esse livro. Não que acho que a história seja boa, nada disso. Na verdade, esse livro é tão gigante que teria que lê-lo apenas em casa, e gosto de carregar os livros que estou lendo para todo lugar que vou - assim consigo adiantar minhas leituras :i
    Pra falar a verdade, acho que o tamanho desse livro acaba "assustando" muita gente pra começar a ler hahaha
    Beijinhos

    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
  21. Oii Juh! Adorei o tema abordado no livro, me deixou bastante interessado! Mas poxa vida... 960 páginas?? Mds kkkk :c !

    Abraços =)

    Blog Coruja Por Livros

    ResponderExcluir
  22. Lá no meu blog eu tenho uma história que fala de um povo vivendo sob uma redoma (nada a ver com o roteiro desse livro). O título é "Terrarium". Está na lista das mais "populares", em quarto lugar. O link é http://inquietovagalume.blogspot.com.br/2014/10/terrarium.html (ou então clique sobre o título, na lista "Postagens Populares" na coluna da direita). Muito legal a sua resenha, dá vontade de ler o livro agora mesmo (960 páginas? aff...)

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!!
Não esqueça de curtir a página do blog no face...
https://www.facebook.com/umminutoumlivroblog

 

© Template elaborado por Cantinho do Blog. Clique aqui e Encomende o seu! - 2015. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré