Um minuto de curiosidade #4

Oi amores!!
Finalmente estou voltando com a coluna de curiosidades, e já que estou lendo "Carrie, A Estranha" do Stephen King, resolvi fuçar um pouco mais sobre a vida desse escritor que é tão excêntrico e um pouco doido.

Nascido em Portland, Mine, EUA, em 21 de setembro de 1947, hoje com 68 anos, Stephen Edwin King é um dos escritores mais notáveis quando se fala de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Em suas narrativas ele consegue ser ao mesmo tempo irônico, direto, detalhista, desumano, frio, cordial e até caloroso. Ele consegue, com generalidade, criar em cada livro um mundo diferente e personagens realmente únicos.

*Ele é triscaidecafóbico (what?), esse nome grande e feio refere-se a pessoas que possuem fobia ao numero treze, e o mestre do terror tem pavor desse numero, inclusive já falou sobre isso em várias entrevistas, como no trecho a seguir:

"O número treze nunca falha em apontar um dedo para cima e para baixo na minha espinha. Quando estou escrevendo, nunca paro de trabalhar se o número da página é treze ou múltiplo de treze, continuarei escrevendo até chegar a um número seguro. (...) Sempre conto os dois últimos degraus da minha escada como um, tornando os um, passando de 13 a 12. (...)Quando estou lendo, não paro nas páginas 94, 193 ou 382, uma vez que as somas resultam em 13."

*No ano de 1999 enquanto praticava caminhada nos arredores de sua casa de veraneio, ele foi atropelado por um motorista um tanto destraido. King sofreu várias lesões, entre elas traumatismo craniano, fraturas múltiplas na perna direita e perfurações em um dos pulmões. realizou três cirurgias. Mas em poucos meses já havia se recuperado.

*"A Torre Negra" é o projeto mais ambicioso e também o favorito do autor, é uma serie de sete livros, contém muito pouco do  tão consagrado terror do autor, de tanto que é tido como um romance fantástico. Ele utilizou de inúmeras inspirações literárias para criar essa obra, e o próprio King a define como "uma mistura de 'O Senhor dos Anéis' com Spaghetti Western", além de serem legitimamente inspirados no poema épico "Childe Roland à Torre Negra chegou!", de Robert Browning.
Resumindo: o livro é baseado no poema, o estilo de narração é o mesmo utilizado por Tolkien em "O Senhor dos Anéis" e se passa no velho-oeste. Sim, é muito confuso, eu ainda não li, mas dizem que essa mistura ficou perfeita.

*E suas inspirações não são apenas literárias. Ele se baseou em ninguém menos que Ronald McDonald (eu já tinha medo dele antes de saber isso, agora mesmo...) para criar Pennywise, o palhaço assassino de "It" ("A Coisa"). Graças a mente de King, o garoto propaganda da rede de fast-food virou o macabro palhaço, que seduz e ataca crianças.
E ele afirmou em entrevista para a BBC, que o personagem Jack Torrance, o pai do menino Danny de "O Iluminado", foi seu personagem mais autobiográfico. Enquanto escrevia o livro, ele enfrentava o alcoolismo, assim como seu personagem, na visão dele Jack era "como um personagem heroico lutando contra seus demônios de maneira forte como homens americanos devem fazer”.

*King sofreu muito com alcoolismo. Ele assumiu abertamente que era alcoólatra e lutava para se livrar do álcool. Inclusive em uma entrevista ele disse não se lembrar de algumas de suas obras, como The "The "Os Estranhos" e "Cujo" ("Cão Raivoso"), que foram escritas no período em que enfrentava a doença.

*Estudou Inglês na Universidade de Maine, foi um estudante muito ativo, colaborou em questões políticas, foi membro do Student Senate e tinha uma coluna semanal para o jornal escolar. Em 1970 se formou e obteve qualificação para lecionar. Conheceu Tabitha Spruce ainda na universidade e casou com ela em 1971.

* "Carrie, a estranha", seu primeiro romance, ia para o lixo, já que ele a considerou fraca demais. Mas sua esposa, a romancista Thabita Spruce, a encontrou e, confiante no talento do marido, convenceu-o a terminar a obra para que pudesse ser publicada, na época a família passava por uma delicada situação financeira e a publicação do livro poderia ser uma solução. Até hoje, "Carrie" gera muitos lucros para King.

*Para terem noção, quatro filmes lançados foram baseados na obra, três intitulados como a obra original e um deles teve uma sequencia. "Carrie, a estranha" virou até um musical na broadway.

*Hoje o autor possui mais de 70 livros publicados, são eles de ficção, não-ficção e contos. Suas obras já foram adaptadas mais 80 vezes, entre cinema, séries de televisão e um musical.

*King tem diversos trabalhos que nunca foram publicados por não atenderem às necessidades do mercado editorial da época, outras porque o próprio King preferiu manter no anonimato, tem algumas que ele não considera bons o suficiente, sem falar dos trabalhos que ele perdeu.

Fontes:
Info Escola
Literatortura
StephenKing.com.br
Wikipédia

Espero que tenham gostado!!

Beijos,
Juh Bernardo

21 Gostou? Comente!:

  1. Oi
    legal as curiosidades, nunca li nada do autor e mesmo não sendo muito meu gênero eu tenho curiosidade, nem sabia que triscaidecafóbico existia.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juh!
    King ♥♥♥ Só de pensar que ele ia jogar Carrie fora e esse foi o livro que alavancou a carreira dele.
    Eu já tinha medo do Ronald e palhaços em geral, fiquei mais ainda depois que vi que ele foi a inspiração para o Pennywise
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Gente, não acredito que acharam que Carrie era fraco demais, é um livro ótimo haha! Adorei as curiosidades, ótima postagem!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi, oi.

    que legal esse post! não sou tãooo fã do King, mas curto muito as obras dele, principalmente "cemitério". a gente começa pensando que é mais uma coisa boba, mas acaba ficando sem sono só pra terminar logo a história.

    amei o post! <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Apesar de nunca ter lido nada do King (mas quero muito), adorei saber essas curiosidades dele. Socorro, que fobia doida é essa? Nem sabia que existia fobia de números! Vou enviar seu post pra minha mãe, que adora o mestre do terror.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oi, Juh! Não li muitos livros do King ainda, mas quero ler vários. Ele escreve suspense/terror como poucos. Ainda bem que Carrie não foi para o lixo, foi o primeiro livro que li dele e acho ótimo!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  7. Adorei esse post! Eu não sabia nada sobre ele, legal essas curiosidades! E não sabia que essa fobia quanto ao número 13 existia de verdade, achei meio doido hahha

    Blog Amora Rosa

    ResponderExcluir
  8. Olá Juh,
    Adorei conhecer mais um pouquinho do King. Como assim fobia do numero 13? :O
    Fiquei surpresa.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  9. Oi Juh,
    Ótima postagem. Ele tem fobia com número 13? Então, não seria amigo da Swift HAHA ela ama tudo relacionado.
    Enfim, eu sempre admirei o King, mas só esse ano li algo dele e espero ler mais.
    Já assisti boa parte das adaptações só falta ler kkkkk

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse autor, mas adorei as curiosidades... Nem sabia que existia pessoas om fobia do nº 13. hehe
    Mas gostei demais de saber várias coisas curiosas.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  11. Oi, adoro o King, achei muito legal essas postagem!
    Ainda bem que a esposa dele salvou a Carrie *.*

    ResponderExcluir
  12. Nossa amooo esse cara *-* Nunca li A Torre Negra mas deu uma vontade agora..
    Quero saber mais sobre isso, vou ver por ae hahahaha.
    Obrigada por fazer esse post, me deixou mt feliz ♥
    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que bom que voltou com a coluna, eu sempre gosto de saber um pouco mais sobre os autores. Confesso que nunca tive coragem para ler os livros do Stephen King porque sou muito medrosa, acho que não conseguiria avançar muito na leitura hehe.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  14. Nossa, achei muito interessante esse negócio com o número 13, eu não sabia.
    Adorei! beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que doidera esse lance do número 13.Eu não sabia que ele tinha esse "probleminha".Afinal, quem não tem né?Essa sociedade maluca..é só ficando doente mesmo.

    Amei seu post falando sobre a vida dele.

    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amei esse tipo de post, quero mais! Como assim medo do número treze? Eita, é um dos meus números favoritos! E poxa, eu adoro o Ronald McDonald, agora sempre que eu olhar pra ele vou lembrar disso hahaha
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  17. oiii
    adorei saber mais sobre o King
    adoro as obras dele.
    Não sabia que o personagem Jack de O iluminado era praticamente uma autobiografia dele. Muito bom saber das outras curiosidades como a Carrie e tal.
    Adorei a ilustração hehehe
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/o-blog-virou-livro/

    ResponderExcluir
  18. Adorei a postagem, minha mãe é fã dele.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Juh!
    Que legal, eu realmente queria saber um pouco mais sobre o King, nunca li nada dele!
    Ele tem uma imaginação e tanto né? São muitos personagens bizarros, hahaha
    Queria que me indicassem por qual livro começar, pq são muitos! Kkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Karol!!
      Li poucos livros do autor, mas recomendaria que começasse por Carrie, é um livro curto, de fácil leitura e também não tem nada de muito "aterrorizante". Acho que para quem não é acostumada com as obras do autor esse seria um bom livro.
      Beijos.

      Excluir
  20. Ain meuu Deuuus, que post lindo! <3

    Eu sempre brinco, Stephen King é REII e é mesmo!
    Já li algumas obras dele, inclusive comecei o segundo livro da Torre Negra! Estou super ansiosa! Ahh não sabia q ele tinha fobia do número 13, enquanto ele evita eu persigo! rs
    Ah vc sabia q o Stephen é super alto? Ele tem 1,93m! Outro dia postaram uma foto dele com o George R.R Martin e a diferença entre eles é incrível! Inclusive no tempo para finalizações da obra!

    Espero q tenha gostado de Carrie, eu já tinha assistido aos filmes, mas o livro me encantou mto mais! ♥

    Bjs :*

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do ANIME FRIENDS <3

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!!
Não esqueça de curtir a página do blog no face...
https://www.facebook.com/umminutoumlivroblog

 

© Template elaborado por Cantinho do Blog. Clique aqui e Encomende o seu! - 2015. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré