Clássicos...

Ler é sempre muito bom, exercita a memória, nos ensina muito e nos apresenta lugares que jamais imaginamos que poderíamos conhecer. Para quem não possui o habito de ler fica a dica, nunca é tarde para começar. E para os iniciantes que não querem errar na leitura, que tal começar pelos clássicos?
São amados por muitos. (isso significa que são bons)
Por serem clássicos, você encontra em inúmeras livrarias e bibliotecas.

Deixo aqui a uma lista de cinco livros que nunca saem de moda.
Vamos começar com um brasileiro:
Dom Casmurro - Machado de Assis


O Livro foi escrito em  1899 e lançado em 1900. Seu personagem principal é Bento Santiago, que, narra seus conflitos e dramas, em primeira pessoa.
Ao longo dos anos, Dom Casmurro, com seus temas como o ciúme, a ambiguidade de Capitu, o retrato moral da época e o caráter do narrador, recebeu inúmeros estudos, adaptações para outras mídias e sofreu inúmeras interpretações, desde psicológicas e psicanalíticas na crítica literáriados anos 30 e dos anos 40, passando pelo feminismo na década de 1970 até sociológicas da década de 1980, e adiante.


O Diário de Anne Frank – Anne Frank

Diário escrito por Anne Frank entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944 durante a Segunda Guerra Mundial.
A menina fala sobre o período em que ficou escondida com sua família e outros judeus em Amsterdã durante a ocupação nazista nos Países Baixos, Anne Frank, com treze anos de idade, conta, em seu diário, a vida deste grupo de pessoas.
Na apresentação à primeira edição americana do diário, Eleanor Roosevelt descreveu-o como “um dos maiores e mais sábios comentários da guerra e seu impacto no ser humano que eu jamais li.”


O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

O livro foi publicado em 1943 nos Estados Unidos. Numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico. O autor do livro foi também autor das ilustrações originais.
É o livro em língua francesa que mais foi vendido no mundo, com cerca de 143 milhões de exemplares , e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro O Peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 idiomas e dialetos.


Dom Quixote de La Mancha -  Miguel de Cervantes y Saavedra

Sua primeira edição publicada em Madrid no ano de1605. O livro é composto por 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 e a outra em 1615. Em maio de 2002, o livro foi escolhido como a melhor obra de ficção de todos os tempos. A votação foi organizada pelo Clubes do Livro Noruegueses e participaram escritores de reconhecimento internacional.
A obra conta a história do personagem Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos.


Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Esse sem dúvidas é o meu favorito.  O livro foi publicado pela primeira vez em 1813, na verdade havia sido terminado em 1797, antes de ela completar 21 anos. A história mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra.
Apesar de a história se ambientar no século XIX, tem exercido fascínio mesmo nos leitores modernos, continuando no topo da lista dos livros preferidos e sob a consideração da crítica literária.

4 Gostou? Comente!:

  1. Clássicos são sempre clássicos...
    Adorei o artigo, principalmente porque o meu favorito está entre eles. "O Diário de Anne Frank" é maravilhoso, ao ler podemos sentir tudo que a jovem Anne passou. Sem dúvidas um livro incrível!

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Tudo bom?
    Desses eu li O Pequeno Príncipe e Dom Casmurro... Curti os clássicos.. ^^

    Adorei seu blog apesar se estar no comecinho... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos
    Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Juh
    Não sou muito fã dos clássicos, prefiro os livros atuais. Mas confesso que adorei o Diário de Anne Frank, achei espetacular.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem? Vim retribuir a visita e estou seguindo o seu blog.
    Realmente esses livros nunca saem de moda principalmente nas escolas.... li todos na época do ensino médio... mas o que mais gostei foi a moreninha .... que vc não citou, mas que li mais de 10 vezes de tanto que eu amei... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!!
Não esqueça de curtir a página do blog no face...
https://www.facebook.com/umminutoumlivroblog

 

© Template elaborado por Cantinho do Blog. Clique aqui e Encomende o seu! - 2015. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré