Como registar meu livro na Biblioteca Nacional.


Oi pessoal!
Hoje vim falar sobre algo que realmente tive dificuldade em fazer, pois não encontrei muitas informações.
Então vamos lá: Como registrar meu livro na Biblioteca Nacional.
O site da BN não tem muita explicação, mas dei uma olhada nele essa semana e vi que a página foi atualizada e está mais fácil de encontrar as coisas.

O que preciso para registrar?


Requerimento de Registro e/ou Averbação preenchido e assinado nos campos que referem ao(s) requerente(s) do Registro e à Obra Intelectual.
Só você entrar site da BN - Direitos Autorais e baixar “Formulário de Requerimento de Registro ou Averbação”.

Cópia do comprovante de residência do requerente principal, de acordo com os dados informados no Requerimento.

Cópia do RG e CPF/CIC.

Cópia do RG e CPF do Representante Legal do Autor (mãe ou pai), caso o autor seja menor de idade.

Comprovante original de pagamento (GRU paga ou comprovante de depósito).
Você consegue emitir a guia aqui BN - GRU é só preencher seu nome completo e CPF (verifique para preencher corretamente) e o valor. Atualmente custa R$20,00 para pessoa física. Mas é bom verificar a tabela antes de preencher. A tabela de valores está disponível no mesmo link que você baixa o formulário, é só procurar por: “Tabela de valores para registro e/ou averbação de obra intelectual e serviços de registro”.

Uma (1) via da obra intelectual. Ela deve ter todas as páginas numeradas e rubricadas, estar sem encadernação e preferencialmente impressa em papel A4.
Aqui que veio minha dúvida maior. Grampear? Prender com clips? Encadernar? Bem, achei todo tipo de resposta em blogs e sites de ajuda. Na eu mandei encadernado, pois a obra fica mais protegida, sem falar que é baratinho, e eles aceitaram. Mas nessa nova atualização do site eles estão pedindo sem encadernação, então prenda apenas com clips.
Faça uma impressão normal, coloque uma capa com o título e o nome do autor (rubrique essa também) e enumere todas as páginas após a capa.


Se a solicitação de Registro for feita via procurador, ela deve estar acompanhada da Procuração original (com firma reconhecida ou cópia autenticada) devendo, na mesma, constar os dados: endereço completo (com CEP), CPF e/ou CNPJ do procurador, mais os dados do autor representado.

Para onde enviar tudo isso?
Você pode entregar diretamente na recepção da Sede do EDA (Rio de Janeiro) e nos Postos Estaduais.
Mas caso você não possa ir a esses lugares, você pode juntar toda a documentação e enviar por SEDEX ou Carta Registrada (tem uma opção nos correios que é para envio de livros, sai bem baratinho) para o Escritório de Direitos Autorais (EDA).
Endereço: Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, nº 16 - 15º andar, Centro
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20030-120

Quanto tempo leva para ficar pronto?
Ai, é que começa a ansiedade, o comunicado de registro levou mais ou menos três meses para chegar na minha casa. Então, antes disso não se desespere, é demorado mesmo.

Acho que minhas maiores duvidas foram essas, se precisarem de ajuda é só falar comigo pelos comentários.

Agora quero fazer uma divulgaçãozinha para vocês.


Eu tenho um livro publicado no wattpad, e ele está com um repercussão bem legal, como algumas pessoas estão me dando força, decidi publicá-lo. Mas sabem como é né!? Existem muitas barreiras para publicar um livro nacional, mesmo assim tentei enviei a obra para algumas editoras e recebi algumas respostas positivas, mas para a publicação preciso comprar uma certa quantidade livros, e isso custa caro...
Para arrecadar o dinheiro, eu abri uma conta no Catarse (um site bem legal de financiamiento coletivo que ajuda a arrecadar dinheiro para projetos). Então, quem quiser me dar uma ajudinha, ficarei muito, muito feliz. O Cartase é um site bem sério, inclusive é feito um contrato de responsabilidade, onde eu me comprometo a publicar o livro mesmo que não receba o valor total que solicitei. Antes de negarem ou até mesmo de fazer a doação, vocês podem estar conferindo o site. Isso também serve de dica para quem quer publicar livros, fazer um filme ou produzir um novo grampo de cabelo mega inovador... rsrs
As primeiras 200 pessoas que doarem mais de R$10,00 terão desconto na compra do livro e receberão junto um kit especial (no site também está explicando direitinho)
Ficou interessado?  clique aqui -> Livro, "Um novo amor" por Juliana Bernardo

Beijos,
Juh Bernardo


5 Gostou? Comente!:

  1. Oi Juh,
    Que post informativo mais completo.
    Adorei o passo a passo, não sabia disso não.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    bem interessante o poste para quem é escritor, e sorte ai com o seu livro, só não posso ajudar por agora ja que estou desempregada ai fica difícil.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que interessante. Tenho o sonho de publicar um livro, mas ainda não investi nesse sonho.
    Quando estiver com ele pronto, com certeza saberei como publicar. Muito obrigada pelas dicas :D

    Beijinhos
    www.aninhasouzah.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Juh!

    Parece ser super burocrático, como quase tudo no Brasil! Muito bom o seu passo a passo e desejo a vc muita sorte na publicação do seu livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber o passo a passo de como registrar um livro.
    Também tenho um sonho muito grande de poder lançar um livro meu. hehe
    E que dê tudo certo no lançamento do seu livro. *--*
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!!
Não esqueça de curtir a página do blog no face...
https://www.facebook.com/umminutoumlivroblog

Tecnologia do Blogger.