Um minuto de curiosidade #3

Oi pessoal!!
Nesse novo post de curiosidades, vou falar sobre um grande escritor, Clive Staples Lewis, mais conhecido como C.S. Lewis.

C. S. Lewis nasceu em Belfast, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, atual Irlanda do Norte, 29 de novembro de 1898 e faleceu em Oxford, Inglaterra, Reino Unido, 22 de novembro de 1963. Ele foi professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta, apologista cristão britânico (ufa cansei, mas acho que disse tudo...).

*Lewis foi criado ao longo da infância dentro das tradições da Igreja da Irlanda, se tornou um ateu convicto na altura de sua adolescência, seguindo essa linha de convicção pessoal até o início de sua idade adulta, quando, por intermédio de Tolkien, voltou a professar a fé cristã, se tornando um árduo defensor do cristianismo até o fim de sua vida e carreira.

*Um pouco depois que Lewis voltou à fé cristã, dedicou-se a defendê-la, tornando-se popular durante a II Guerra Mundial, por suas palestras transmitidas pela rádio e por seus escritos, sendo chamado de "apóstolo dos céticos", especialmente nos Estados Unidos.

*Na sua adolescência, por influencia da obra do compositor Richard Wagner, começou a se interessar pelas mitologias nórdica e grega, e por línguas, como o latim e o hebraico.

*Aos 18 anos, foi admitido no University College, em Oxford, Inglaterra. O serviço militar exigido pela Primeira Guerra Mundial, interrompeu seus estudos. Em 1918, aos 20 anos, retornou à Oxford.

*Durante a Primeira Guerra Mundial ele conheceu outro soldado irlandês, Paddy Moore, os dois fizeram uma promessa: se um deles falecesse durante o conflito, o outro tomaria conta da família respectiva. Moore faleceu em 1918 e Lewis cumpriu seu compromisso. Após o final da guerra, procurou a mãe de seu amigo, a senhora Janie Moore, com quem estabeleceu uma profunda amizade até a morte desta em 1951.

*Sua primeira obra a receber destaque na imprensa com premiações, foi Cartas de um Diabo a seu Aprendiz. Ele também está presente na lista de livros recomendados pelos Ministérios Educacionais para as escolas fundamentais e médias, principalmente de países de língua inglesa.

*O famoso primeiro ministro da Inglaterra, Winston Churchill, ofereceu a Lewis o título de cavaleiro, mas ele recusou.

*CS Lewis faleceu no mesmo dia de Aldous Huxley, e do presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Essa fatídica coincidência serviu como pano de fundo para o livro O Diálogo – Um debate além da morte entre John F. Kennedy, C. S. Lewis e Aldous Huxley, de Peter Kreeft, onde os três personagens, representando o teísmo ocidental (Lewis), o humanismo ocidental (Kennedy) e o panteísmo oriental (Huxley), discutem sobre religião e cristianismo.

Wikipedia

E você? Já conhecia um pouco sobre a vida do autor? Já leu os livros dele? Compartilhe com o blog!!

17 Gostou? Comente!:

  1. Eu já sabia que ele tinha morrido no mesmo dia que o presidente, muito sinistro. hahah Ótimo autor. <333

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada dele, mas fiquei curiosa depois de ler o seu post.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  3. Oi Juh, tudo bem ?
    Do tio Lewis, li apenas Nárnia, mas tenho muita vontade ler outros livros, pois gostei muito da escrita dele, pelo menos em Nárnia.
    Tenho todo um carinho especial por ele, pois criou uma história cristã para crianças e tal, Nárnia é genial em todos os sentidos.
    Não sabia que ele tinha morrido no mesmo dia que o presidente kkk, poxa, sinistro.
    Ótimo post
    Beijos, Sorvete Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro ele, eu sempre quis morar em Nárnia... hahaha
      Admiro muito a forma como sutil como que ele usou para colocar relatos bíblicos em um livro infantil, imagina minha reação quando descobri que durante uma parte de sua vida ele foi ateu.

      Excluir
  4. Oi, Juh! Nossa, eu não sabia quase nada sobre o C.S. Lewis! Mas agora eu pude conhecê-lo melhor, né? Adorei o post! Gosto muito dessa sua coluna! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  5. Olá, Juliana! *-* Que massa esse artigo sobre o Lewis. Sempre gostei do cara e seus livros. Tenho o volume completo de Nárnia aqui em casa e pensei em ler os outros dele também. Só descobri coisas sobre ele por causa do filme, esse post esclareceu mais. Que massa! Realmente gostei de conhecê-lo um pouco mais.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Heey!
    Gosto muito dos livros dele e adorei conhecer mais sobre Lewis <3
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  7. Oláá!
    Achei bem interessante isso de conhecer mais a respeito do autor. Ótimo post.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Aaah, que post lindo! Lewis é realmente um escritor excelente, e é impossível não existir homenagem tão maravilhosa em seu nome, não é mesmo? A frase, é claro, é linda. Bem previsível para Lewis!
    vorazesleitoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Juh, tudo bem?

    Não conhecia a biografia dele! Nunca li nada dele, nem mesmo Narnia!
    A última frase é bem verdadeira, nunca é tarde demais para sonhar! Nunca!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  10. Oi Juh!
    Sempre quis ler Nárnia e os outros livros cristãos do autor!
    Ele tem pensamentos muito interessantes!
    Curioso isso de ele ter morrido no msm dia q os outros dois...
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Juh!
    Nunca li nenhum dos livros do autor, mas gostei muito de saber um pouco sobre ele! Post muito interessante. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Nunca li um livro desse autor, o que chega a ser uma vergonha, mas gostei muito do post, super interessante, descobri várias coisas que nem desconfiava.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá
    nossa, nunca tinha visto nada sobre a vida de Lewins, kk, adorie o post ele foi bem explicativo e de fácil entendimento ,kk,
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii.
    Nossa, sendo bem sincera contigo a única coisa que convecia do Lewis era o livro Nárnia e que ele era amigo do Tolkien (e que eles se desentenderam), amei saber mais sobre o Lewis! Excelente post, parabééns pela abordagem.
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada do autora :( Na verdade, nem os filmes Nárnia, eu consegui ver direito para conhecer um pouco da história :p
    Mas gostei de conhecer um pouco sobre a vida do autor =D
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Gostei muito do seu post. É parecido com um que tenho no blog e apresento aos leitores um pouco da vida desses autores incríveis! Ainda não li Nárnia, apesar de tê-lo já há algum tempo...

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por participar!!
Não esqueça de curtir a página do blog no face...
https://www.facebook.com/umminutoumlivroblog

 

© Template elaborado por Cantinho do Blog. Clique aqui e Encomende o seu! - 2015. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré